QUERO FAZER UM IMPLANTE MAS TENHO MEDO, O QUE FAZER?
Cada dia mais procurados, os implantes devolvem, literalmente, o sorriso dos pacientes. O método ainda é o que há de mais moderno quando o assunto é reposição dentária. O “novo dente” não precisa ser removido, garante a mesma força de mastigação, não cai nem amolece e não precisa ser substituído em condições normais.
Esse “medo” de implante é bastante comum porque antigamente a cirurgia de implantes era feita de maneira empírica, ou seja, cada dentista tinha sua própria técnica o índice de insucesso era alto. Hoje em dia, utilizando a técnica adequada, raramente haverá perda de implante, salvos os casos de infecção e outras complicações.
Outro fator é o da dor. O senso comum é que dói muito a colocação do implante, e as pessoas se apavoram com a ideia de ter um parafuso fincado no osso. Se esse pensamento lhe vier à mente, é só pensar no implante como uma extração ao contrario. Se você já suportou bem uma extração, com certeza suportará o implante, porque o implante, de longe, é menos doloroso que a extração. A estrutura óssea é menos inervada e, por isso, menor sensação dolorosa provoca ao ser preparada para a colocação do implante.
Uma dúvida frequente também é se o corpo rejeita os implantes. Isso dificilmente acontece porque os implantes são confeccionados em titânio, metal 98% biocompatível. Quando essa rejeição (falha da integração entre implante e osso) acontece, geralmente se dá em fumantes e em pacientes diabéticos não-compensados. O motivo da rejeição costuma ser a menor vascularização na região do implante, o que é bastante comum nesses pacientes. E deixemos bem claro que rejeição é bem diferente de perimplantite. Perimplantite é parecida com a periodontite, que causa perda óssea e faz os dentes ficarem moles. A causa de ambas normalmente é a má higiene, ou seja, a culpa não é do dentista.
Tendo esclarecidos esses receios iniciais, deixe o medo de lado e faça um favor a si mesmo e ao seu sorriso, faça o implante. O que você ganhará em autoestima e bem estar com certeza compensará.
DR. CRISTIANO PASCUAL
WatsApp: (21) 99910-9133
Freguesia/Jacarepaguá
(21) 3392-7184 / 2425-1679
Estrada dos Três Rios, 90 – Sl. 219
Ipanema
(21) 2287-1674
Rua Visconde de Pirajá, 82 – Sl. 302
Edifício Central de Ipanema
FALE COM O DR. CRISTIANO PASCUAL